sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Campus Quinta do Paraiso e a Semana da Ciência e Tecnologia


Em parceria com o SESC - Teresópolis o Campus Quinta do Paraiso recebe a mostra Ver Ciência, evento que acontecerá no multimídia dos cursos de Medicina Veterinária, Farmácia e Ciências Biológicas nos dias 19/10, 20/10,21/10,22/10 às 17:00h.

Programação

Biodiversidade é Vida

Biodiversity is Life
Filme oficial da ONU para o Ano Internacional da Biodiversidade
CBD/ONU 2010 08min
A subsistência de 6,5 bilhões de pessoas é sustentada por ecossistemas que contêm quase 2 milhões de espécies. O bem-estar da humanidade depende dessa rede de vida: plantas e animais nos alimentam, florestas regulam a água e fornecem combustível, oceanos fornecem alimentos e regulam o clima. E a biodiversidade é uma fonte de riqueza cultural e espiritual para os nativos e habitantes da cidade. Ainda assim, só uma parte da vida na Terra foi descoberta, menos de 10%. Mas essa vida está desaparecendo a uma velocidade alarmante...

Biodiversidade - O que está em Jogo: O Ano da Biodiversidade
Globo Ecologia 2010 25min
O primeiro programa da série Biodiversidade – O Que Está Em Jogo? Apresenta uma reflexão sobre o que foi feito para proteger as espécies e habitats ameaçados de extinção, desde a assinatura da Convenção Sobre Diversidade Biológica, em 1992. O episódio traz ainda um retrato do que a perda da biodiversidade pode provocar, com o exemplo histórico da erosão generalizada no Vale do Paraíba (RJ).

O Bem Comum – Manguezais: Guapimirim
Globo Ecologia 2010 25min
O episódio apresenta um lado pouco conhecido da Baía de Guanabara – a região do Recôncavo, que abriga o último manguezal contínuo de médio porte do Estado do Rio de Janeiro. Revela a história das comunidades que moram na área de proteção ambiental, como as famílias que sempre viveram da pesca e da retirada de caranguejos e aprenderam a lidar com os recursos naturais de maneira sustentável.

Água: O Petróleo do Futuro

Água: el Petróleo del Futuro
Imago/Chile 2009 30 min
Os cientistas já alertaram: as guerras de um futuro próximo serão pela água, responsável pela formação de 75% do nosso planeta. No entanto, devido a fenômenos como o aquecimento global, desertificação e contaminação, os recursos hídricos mundiais estão diminuindo rapidamente. E o que a ciência vem fazendo a respeito desse assunto? O que cada um de nós pode fazer para cuidar deste valioso recurso no futuro?

Planeta Humano
Human Planet
BBC 2009 60min
Esta é a série em que o professor Iain Stewart analisa como quatro forças geológicas moldaram a nossa história humana. Mas ele também falará sobre a mais recente força estabelecida: o próprio ser humano. Revela que nem sempre o homem tem um impacto negativo sobre o planeta e lança a pergunta: Como a raça humana continuará exercendo seu controle sobre muitos dos ciclos geológicos da Terra?

Bom Jeitinho Brasileiro: José Ferreira da Paraty e a Agricultura Sustentável
Canal Futura/Filmes do Serro 2009 25min
O episódio retrata o pernambucano José Ferreira, criador do Projeto Sustentabilidade e Qualidade de Vida na serra da Bocaina, RJ. Ele projetou e construiu sozinho todo o sítio, contando apenas com o apoio dos familiares. São eles também que produzem seus próprios alimentos e remédios. A meta agora é transformar a propriedade em uma Escola Prática de Sistemas Agroflorestais.

Translate

Postagens mais visitadas