segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Inventário de mamíferos de médio e grande porte do Parque Nacional da serra dos Órgãos





Nesta quinta-feira (dia 25/11/2010) a Estudante Fabiane Aguiar apresentará no chá cientifico o trabalho desenvolvido no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. PARTICIPEM!

Decidi fazer Ciências Biológicas quando estava na com na sexta série do ensino fundamental (2002), ao terminar o ensino médio em 2007, fiquei um ano trabalhando e em 2008 comecei a prestar vestibular (UFF, UFRJ, UERJ e UNIFESO), passei para a UNIFESO, sem mesmo saber o resultado final dos demais vestibulares realizei minha matricula na cidade. Realizei o meu desejo de estudar biologia e ainda ficar perto da minha família e como na vida nada na vida é por acaso. Entrei para o curso em 2009.
No início do mês maio de 2010 o PARNASO estava aceitando currículo para projetos/estágio de iniciação científica a ser desenvolvido internamente, eu resisti, não enviei, pensei: “Estou precisando de descanso, depois penso em estágio, acabei de larga meu emprego.”. Mas o que aconteceu foi que nenhum estudante do curso havia enviado currículo e prorrogaram a data de envio, então decidi enviar por desencargo de consciência, enviei em 21/05/010 e no dia seguinte fui chamada para realizar uma entrevista, no dia 23/05/2010 fui até o parque e conversei com a Cecília Cronemberger (coordenadora de manejo) e aguardei, no dia 24/05/2010 recebi um email me parabenizando, pois havia sido escolhida e poderia começar a partir do dia seguinte. Fui a primeira estagiária do curso a ser chamada e então escolhi o projeto de “Inventário de mamíferos de médio e grande porte do Parque Nacional da serra do Órgão” que havia tido um projeto piloto em 2008. O projeto já havia sido aprovado pelo ICMBio e não conseguimos a bolsa de iniciação científica do CNPq, estou no projeto como voluntária e também como iniciação científica. Compramos as armadilhas e começamos a colocar a mão na massa no mês de outubro, o projeto financiou a visita d uma pesquisadora do CENAP para ajudarmos alguns dias nas instalações das armadilhas nas trilhas. Estamos em período de manutenção das mesmas.
O importante de tudo é a persistência e a força de vontade em aprender e adquirir experiência profissional e pessoal. Estou descobrindo a área que realmente me identifico e que gosto, esta em zoologia e ecologia aplicada. Apesar das dificuldades o verdadeiro biólogo rompe as barreiras e levanta a cada tombo, mostrando que é capaz e que ama o que faz.

Translate

Postagens mais visitadas