domingo, 24 de abril de 2011

A CRUZ VERMELHA E O DIREITO HUMANITÁRIO INTERNACIONAL


Os advogados Márcio Costa Maia e Carlos Adalto Rocha Gomes, membros do Conselho da filial da Cruz Vermelha em Teresópolis, participaram da conferência e do painel sobre “A Cruz Vermelha e o Direito Humanitário”, apresentados no dia 13 de abril, no Campus Sede do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). O evento foi promovido pelo Núcleo de Direitos Humanos da Instituição e contou com a participação de professores e estudantes do segundo periodo de  Ciencias biológicas e de Direto .

Há mais de vinte anos voluntário da Cruz Vermelha, Carlos Adalto destacou a importância da propagação das ações desenvolvidas. “É uma forma de integrar a comunidade acadêmica à realidade da Cruz Vermelha, ainda mais agora que estamos entrando em uma fase em que o Direito Humanitário deixa de ser exclusivamente relativo às vítimas de guerra. Hoje nós temos os exilados de clima, ou seja, pessoas que são obrigadas a deixar suas terras em razão das catástrofes, da mudança climática. Então, começa a tomar um vulto muito maior a necessidade de uma intervenção internacional e não-governamental no auxílio a estas vítimas. Infelizmente são fatos que acontecem, e que de certa forma alimentam a solidariedade humana e despertam o interesse para atividades como a da Cruz Vermelha”, apontou.

A conferência contou ainda com a participação como debatedores dos professores Carlos Alfredo Franco Cardoso, coordenador do curso de Ciências Biológicas; Tânia Regina Peixoto Barone, coordenadora do curso de Direito; Marcelo Neves de Mello Raposo e Maria de Lourdes Tostes Alvim, do curso de Direito; e moderação do professor Alberico Teixeira dos Anjos, coordenador do Núcleo de Direitos Humanos.

O professor Carlos Alfredo Cardoso, um dos fundadores da Cruz Vermelha em Teresópolis, relatou um pouco da sua experiência de mais de 25 anos atuando na organização. “Fico muito motivado com estes trabalhos comunitários e se eu pudesse estaria sempre em campo. Acho que é muito importante as pessoas terem esta consciência para que tenhamos um mundo muito melhor”, declarou o professor.

Os acadêmicos Leandro Oliveira, Maria do Rosário de Fátima Alencar e Leonardo Zimbrão de Oliveira, do curso de Direito, apresentaram a pesquisa intitulada “Cruz Vermelha e o Direito Humanitário”, sobre o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, a Cruz Vermelha Brasileira, e o Direito Internacional Humanitário. “A oportunidade foi muito interessante porque foi possível comprovarmos que a Cruz Vermelha tem uma maneira muito ativa de solidariedade e de socorro. Levantamos informações sobre o que é e como trabalha a organização”, contou a estudante Maria do Rosário. “A pesquisa foi baseada em literatura já reconhecida no campo do Direito Humanitário e dos Direitos Humanos, em debates com professores, em sites oficiais da internet, nos arquivos e no convívio com pessoas que têm conhecimento sobre este tema”, revelou o estudante Leonardo.

A iniciativa e orientação da pesquisa foram do professor Alberico dos Anjos. Segundo ele, o tema continuará sendo estudado e discutido em sala de aula com os estudantes de Direto. “Vejo que os alunos se preparam muito bem, pesquisaram sobre o assunto e acredito que se sairão muito bem nesta tarefa”, adiantou o professor.


Translate

Postagens mais visitadas