domingo, 20 de maio de 2012

COLEÇÕES BIOLÓGICAS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E O GRANDE PÚBLICO

COLEÇÕES BIOLÓGICAS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E O GRANDE PÚBLICO



 



            




 Coleções Biológicas e Divulgação cientifica: uma grande aproximação entre a universidade e o grande público foi o trabalho preparado pelos Carlos Alfredo e Leandro Oliveira com os estudantes Karine Ribeiro, Tamires  Lima e Luiz Phellipe Sergio, para o simposio Latinoamericoano de coleções cientificas e Biodiversidade que aconteceu na cidade de Teresópolis de 07 a 10 de maio de 2012. O trabalho relata as exposições realizadas pelo curso desde 2009.
A exposição é montada de forma a contar a história da biologia de grupos animais, apontando a sua história evolutiva e a sua relação ecológica com os seus ambientes de origem através da apresentação e comparação de esqueletos ou ossos de animais tais como hipopótamos, jacarés, baleias e outros. O projeto conta também com caixa de insetos de várias ordens e exemplares de vermes. O público também tem a oportunidade de realizar observações detalhadas de seres macroscópicos e microscópicos através de Lupas e Microscópicos que são disponibilizados.
Desde 2009 o projeto já realizou 14 exposições na cidade para um público estimado em 3000 pessoas. O público que visita as exposições é extremamente variado desde crianças passando pelos adultos que são extremamente curiosos, muitos dos quais apresentam um conhecimento não acadêmico, mas de extrema utilidade. A maior parte destes se sente bastante estimulado a discutir temas relevantes a questões relacionadas a conservação e origem da biodiversidade, pois todos procuram os estandes de forma autônoma e permanecem nele por mais de 15 minutos interagindo com o expositor.

Translate

Postagens mais visitadas