sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Pojeto de laboratório de análise de água receberá apoio da FAPERJ


Pojeto de laboratório de análise de água receberá apoio da FAPERJ
publicado em: 22/10/12




                                          Professores, técnicos e estudantes de Ciências Biológicas, comemorando com a professora Rachel Leite a aprovação do projeto Acqua Qualitas Serrana. 

 Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) anunciou o apoio a 85 novos projetos, contemplados no edital Prioridade Rio - Apoio ao estudo de temas prioritários para o governo do estado do Rio de Janeiro – 2012. Entre eles está “Acqua Qualitas Serrana: implantação do laboratório de análise de água para consumo humano no município de Teresópolis – RJ”, projeto do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), que conta com a coordenação da professora Rachel Leite Ribeiro, coordenadora dos laboratórios do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e docente nos cursos de Ciências Biológicas e Medicina, e a colaboração de outros professores.
Segundo a professora Edneia Tayt-Sohn Martuchelli Moço, da Assessoria de Desenvolvimento de Projetos Institucionais, o valor solicitado à FAPERJ está em torno de R$ 160 mil. “Um destaque deste projeto é que podemos instalar um Laboratório de Análises de Águas, o primeiro financiado com recursos públicos no contexto de um programa que trata de temas prioritários para o Estado do Rio de Janeiro, e que é essencial para nossa cidade. Outro destaque, além das atividades de prestação de serviços, é a contribuição para a formação de estudantes de diferentes áreas”, apontou, contando que a Instituição já recebeu contatos de lideranças municipais e regionais interessadas em conhecer o projeto e firmar parcerias na área de análise de águas.
Ela explica que a iniciativa contempla ações de avaliação da qualidade da água consumida nas cidades da Região Serrana e constitui uma ação que integra ensino, extensão e pesquisa. O foco está voltado para amparar ações intersetoriais, em especial com secretarias municipais de Saúde e de Agricultura da Região Serrana, além de poder atender a outras demandas de empresas, organizações e associações de moradores e de produtores rurais. Para a professora Katiuscia Antunes, Diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do UNIFESO, “isso mostra como a Instituição potencial para alavancar a área da pesquisa, e unindo força e competência teremos sucesso”, observou.
Laboratório para desenvolvimento de pesquisas

A professora Rachel Ribeiro destaca que a iniciativa surgiu a partir da calamidade que aconteceu em janeiro de 2011. “Como temos um envolvimento muito grande na área da saúde, após a tragédia que se abateu sobre nossa cidade sentimos a necessidade de contribuir ainda mais com a população, e este projeto veio com este intuito”, justificou.
De acordo com ela, o laboratório será implantado no Campus Quinta do Paraíso, onde inicialmente serão desenvolvidas análises microbiológicas e físico-químicas da água para consumo humano. “Buscando parcerias, a tendência é que aumentemos estas análises. Além disso, utilizaremos o laboratório para o desenvolvimento de pesquisas científicas com alunos de graduação e de pós-graduação de diversos cursos do UNIFESO”, adiantou a professora. Estão envolvidos no projeto os professores associados Cristiano Riger, Valter Conceição Gonçalves e Thiago Bretz Carvalho; e como colaboradores os professores Edneia Tayt-Sohn Martuchelli Moço, Carlos Alfredo Franco Cardoso, Vivian Telles Paim e Valéria da Silva Alves – todos do UNIFESO.
Fonte: GECOM 22.10.2012

Translate

Postagens mais visitadas