sábado, 29 de março de 2014

Espécies vegetais do Campus Quinta do Paraíso do UNIFESO agora podem ser vistas na internet

Espécies vegetais do Campus Quinta do Paraíso do UNIFESO agora podem ser vistas na internet   
publicado em: 24/03/14

Foi durante uma conversa com o coordenador do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), professor Carlos Alfredo Franco Cardoso, sobre a importância da divulgação dos trabalhos realizados e apresentados ao final da graduação, que o egresso Carlos Eduardo Carvalho da Rocha teve a ideia de criar uma página na internet com o inventário florístico dos canteiros e arboretos do Campus Quinta do Paraíso. 
A página tem o nome “Inventário Florístico das Alamedas do Campus Quinta do Paraíso – Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)”, o mesmo do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), orientado pela professora Thereza Cristina Costa Lopes e defendido em novembro de 2013. “O site tem como objetivo divulgar projetos realizados na monitoria com o intuito de preservar e estudar a biodiversidade do Campus, como também estudos ligados a outras áreas da saúde e meio ambiente que sejam realizados pelos estudantes e professores em nosso município. Assim podemos levar mais informações aos colegas biólogos em formação, funcionário e visitantes”, explicou Carlos Eduardo. 
O Trabalho de Conclusão
Dentre os objetivos do trabalho “Inventário Florístico das Alamedas do Campus Quinta do Paraíso” estavam a realização do inventário das espécies que compõem a vegetação das alamedas, com coletas de amostras botânicas com ramos férteis preferencialmente ou em estado vegetativo para ser prensadas e compor as exsicatas, para reconhecimento dos vegetais que habitam as áreas do campus; além da criação de uma coleção botânica científica que irá compor o Herbário do Centro Universitário através do armazenamento do material botânico coletado e devidamente identificado e registrado, para auxiliar projetos relacionados às pesquisas posteriores desenvolvidas no campus. 


“Com o projeto de monitoria sobre o estudo da biodiversidade do Campus Quinta do Paraíso, a Instituição ofereceu bolsas que puderam contribuir para a realização do trabalho, e assim pude dedicar meu tempo ao projeto. Esta bolsa serviu como incentivo, sem contar a importância de se ter projetos que contribuem para gerar dados e benefícios a todos ligados à Instituição direta ou indiretamente", completou.
FONTE: GECOM -UNIFESO

Translate

Postagens mais visitadas