sábado, 29 de março de 2014

UNIFESO lança Programa de Iniciação à Docência 2014

UNIFESO lança Programa de Iniciação à Docência 2014   
publicado em: 12/03/14

No dia 10 de março o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizou o III Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com professores e estudantes dos cursos de Pedagogia e de licenciatura em Ciências Biológicas, na presença de diretores do UNIFESO e representantes da Secretaria Municipal de Educação. O encontro teve como objetivo iniciar as atividades do PIBID/ UNIFESO de 2014, apresentar os resultados e os impactos do programa no período 2012 e 2013 e apresentar a equipe de coordenadores, supervisores e bolsistas de iniciação à docência selecionados para o exercício 2014. 
O professor Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome, diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão abriu o encontro declarando o orgulho que o programa traz à Instituição, “principalmente em relação à grande participação de estudantes e professores dos cursos envolvidos”. A professora Maria Terezinha Espinosa Oliveira, coordenadora do programa no UNIFESO, explicou que o “PIBID tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores por meio da inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua trajetória acadêmica, desenvolvendo atividades didático-pedagógicas sob orientação de docentes”. Ele observou ainda que “o contato dos acadêmicos com as escolas tem sido bem sucedido, e as atividades realizadas têm impactado no cotidiano das escolas”. 
A professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), ressaltou a satisfação e o privilégio de atuar numa “instituição aberta à proposta do PIBID, que conta com profissionais de excelente qualidade e encontra o apoio da Secretaria Municipal de Educação nas escolas”. Representando a secretaria de Educação, a professora Gisella Guedes também agradeceu a parceria com o UNIFESO, “que tem sido muito produtiva em nossas escolas”. 

Dando continuidade ao evento, os coordenadores de área do curso de Ciências Biológicas, professores Claudia Paes Alves e Leandro de Oliveira Costa, e do curso de Pedagogia, professoras Gicele Faisal de Carvalho e Carla de Cunto Carvalho, apresentaram os trabalhos desenvolvidos nos período de 2012 e 2013 e expuseram resultados. “Nossa proposta inicial foi criar momentos de educação ambiental dentro das escolas que pudessem transformar um pouco a vivência dos estudantes do Ensino Fundamental”, justificou o professou Leandro Costa. Entre os estudantes contemplados pelo programa está Natalia Cortazio, do quinto período de Pedagogia, que participa do programa desde agosto de 2012 e desenvolve jogos voltados para a aprendizagem. “É muito importante para o estudante acompanhar a rotina de uma escola e ter a oportunidade de apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos, principalmente quando trocamos nossas experiências também em unidades fora do estado. Isso tudo é essencial para a formação de um bom profissional”, concluiu.
FONTE:GECON UNIFESO

Translate

Postagens mais visitadas