domingo, 6 de abril de 2014

FLORAÇÃO DE MARÇO UM PRESENTE PARA OS APAIXONADOS PELA NATUREZA

Beleza das cores e flores do mês de março
- Cidade está colorida por diversas espécies e árvores chamam a atenção em diversos pontos da cidade
Marcello Medeiros ( Egresso e amigo do Curso de Ciências Biológicas) 

No início de março do ano passado, O DIÁRIO mostrou a bonita floração amarela em  diversas árvores da cidade, com destaque para muricis e fedegosos... Agora, na mesma época, os mais atentos estão admirando flores em outras cores, a maioria em tons de rosa. As que têm chamado mais atenção são quaresmeiras e paineiras, sem esquecer-se de uma de origem africana que fica florida quase todo o ano e na cidade aparece em duas cores, a espatódea.  Ela pode ser vista em abóbora e, raríssimo caso, em amarelo. Nesta sexta-feira, percorremos algumas ruas com a Bióloga Hayssa Dumard, que falou um pouco sobre algumas espécies e destacou também a importância das árvores, principalmente na região central do município – onde a presença delas é muito mais relevante que a estética. “Além de fornecer oxigênio para a nossa sobrevivência, elas retém o CO2, trazem sombreamento, servem de abrigo para os animais, trazem alimentos para os animais, são base de medicamentos e também alimentos para os seres humanos, ou seja, têm uma importância muito grande na nossa saúde. Além disso, podemos dizer têm o poder de acalmar, de tranquilizar... Ambientes com árvores trazem um grande bem estar para a população”, enfatiza.
E pensar que, cerca de cinco anos atrás, quando foi lançado um projeto de revitalização do canteiro central, políticos sem a mínima consciência ambiental e compromisso com a verdadeira identidade de Teresópolis, uma cidade cercada por verde e que tem o título de Capital Nacional do Montanhismo, pensaram em retirar as grandes árvores que cresceram ao longo das avenidas Lúcio Meira e Feliciano Sodré... Felizmente, a ideia, assim como tantas outras de cunho tão absurdo quanto, não saiu do papel. Fora os benefícios já citados pela Bióloga, destaca-se a importância dessas grandes árvores na divisão das avenidas e nas praças como “trampolins ecológicos”. Mesmo cercada por três unidades de conservação ambiental – Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Parque Estadual dos Três Picos e Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, a cidade precisa desses pequenos espaços naturais para favorecer o desenvolvimento da fauna e da própria flora. Aves, por exemplo, vão de galho em galho, literalmente, buscando alimento.
Bom, voltando às cores e flores que estão encantando tanta gente, estivemos primeiro na Praça da Matriz de Santa Teresa. Nos dois lados da principal igreja da cidade, estão em evidência as quaresmeiras, em duas cores. “Essa árvore é nativa do Brasil, encontrada em toda a Serra dos Órgãos e se apresenta nas cores rosa a roxo. O nome científico dela é Tibouchina granulosa e floresce nessa época de Quaresma. Daí vem justamente seu nome popular”, explica Hayssa.
Na Praça da Matriz também estão floridas as grandes espatódeas, em tons de abóbora. Mas, para falar delas, andamos um pouco mais. Na Rua Waldir Barbosa Moreira, antiga Primeiro de Maio, próximo ao terminal rodoviário, estão três delas. E o que chama mais atenção é que a do meio é amarela, uma situação raríssima de se encontrar não só em Teresópolis. “A espatódea é uma árvore de origem africana, ou seja, é exótica, mas se adaptou muito bem nas regiões tropicais. Aqui podemos observar duas colorações diferentes, a abóbora e a amarela, sendo que a segunda é bem mais difícil. Um ponto negativo é que essa árvore tem flores que têm néctar tóxico para nossas abelhas, podendo assim prejudicar essa fauna. Daí, o perigo de cultivar plantas exóticas, mesmo que belas”, atenta Dumard.
De nome científico Spathodea campanulata, popularmente ela também é conhecida por outras denominações, como tulipa-africana, tulipeira do gabão, chama-da-floresta e xixi-de-macaco (uma alusão aos seus botões florais que são cheios de um líquido que espirra quando são pressionados). O cantor Nando Reis tem uma música sobre ela, onde canta: “Minha cor / Minha flor / Minha cara / Quarta estrela / Letras, três / Uma estrada // Espatódea / Gineceu / Cor de pólen / Sol do dia / Nuvem branca/ Sem sardas”.
Outra grande e florida árvore que não poderíamos deixar de mostrar é a paineira, com destaque para um exemplar localizado exatamente na entrada do bairro que recebeu tal nome, no cruzamento da rua de mesma denominação com Avenida Presidente Roosevelt. Suas grandes flores em rosa e branco compõem um lindo contraste com o céu azul, assim como as painas que virão algumas semanas depois, oriundas dos seus frutos. “Essa árvore é conhecida popularmente como Paineira e seu nome científico é Ceiba speciosa. É uma árvore nativa do Brasil e aqui nesse bairro é muito mais especial porque é ele leva seu nome. Essa árvore é muito importante para a fauna local, pois depois dessa floração vem o fruto que serve de alimento para as Maritacas que são muito comuns em Teresópolis”, lembra Hayssa.
O lindo e importante canteiro central
Quando tal projeto de modificação no canteiro entre as duas principais avenidas do município começou a ser debatido, com a ideia de se derrubar grandes árvores, O DIÁRIO entrevistou os Biólogos Carlos Alfredo Franco Cardoso, o Alfredinho, e Renan Loureiro. Na ocasião, enfatizaram a grande importância do corredor verde, sinalizando que temos que pensar em progresso sim, mas também do futuro das nossas gerações. As árvores contribuem para melhorar a qualidade do ar, reduzir a propagação do som, e diminuem, em cerca de 10%, o nível de material particulado liberado pela poluição. “Nossa cidade é privilegiada por ter um canteiro central assim, que além de contribuir para melhorar diversos aspectos é um atrativo turístico. Quando a pessoa busca Teresópolis, ela quer ter um contato direto com a natureza e aqui consegue isso até na área urbana”, lembra Renan, que é Professor do Centro Universitário Serra dos Órgãos.
Ao longo dos aproximadamente cinco quilômetros das avenidas existem diversas espécies de árvores, desde pequenas leguminosas até os frondosos flamboyants, sem esquecer os brasileiríssimos Ipês amarelos. Porém, a grande maioria delas não é característica da região. Carlos Alfredo Franco, Biólogo, Professor e Coordenador do Curso de Ciências Biológicas do UNIFESO destaca ainda a importância desse corredor ecológico em plena área urbana para os estudantes do município. “As escolas poderiam organizar trabalhos de campo e ajudar a identificar todas essas árvores. Seria uma grande experiência para estudantes de todos os níveis”, lembra "Alfredinho", que também tem nas dezenas de árvores que deixam verde as principais avenidas do município um refúgio para aliviar o stress. “Quando a pessoa está nesse trânsito cada vez mais confuso de Teresópolis, nada melhor do que contemplar essa beleza”.
 Uma das bonitas espatódeas da Praça da Matriz. Árvore tem origem africana e seu néctar pode prejudicar fauna nativa

Na\  entrada de Paineiras... Uma paineira! E, mais do que dar o nome ao lugar, árvore tem grande importância para a fauna. Seus frutos, que estarão presentes em breve, servem de alimento para maritacas



Translate

Postagens mais visitadas