quarta-feira, 15 de abril de 2015

FUTUROS BIÓLOGOS FAZEM VISITA NOTURNA AO PARNASO






















publicado em: 02-04-15
No dia 3 março o professor Renan Fernandes Loureiro e cerca de 40 estudantes do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) estiveram no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) para uma visita técnica à noite. De acordo com o professor Carlos Alfredo Franco Cardoso, coordenador do curso, “essa foi a oitava atividade de campo realizada naquela unidade de conservação. É o primeiro contato dos estudantes do primeiro ano de Licenciatura e Bacharelado com a Mata Atlântica à noite, quando aprendem as primeiras lições da observação noturna e sobre a diversidade dos seres vivos que habitam o parque”. 
O professor Renan afirmou que “é preciso entender que estamos muito ligados ao PARNASO, uma vez que temos em nossa cidade um dos mais importantes centros de conservação da biodiversidade do Brasil, representado na figura de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral do tipo PARNA (Parque Nacional). Trata-se de um laboratório vivo para o ensino e a prática constante da Biologia, principalmente nos campos da Botânica, Ecologia e Zoologia, entre outras de igual importância”. 
Ainda segundo o professor Renan, o objetivo dessa atividade é colocar os futuros biólogos em contato com o ambiente real desde o primeiro ano do curso, estimulando seu olhar crítico e questionador, características fundamentais para sua formação e capacitação profissional. “Com base na variação de cenários nos diferentes períodos  do dia, levamos nossos estudantes a se deparar com a exuberante diversidade de vida noturna e das condições do ecossistema em si mesmo. A visita técnica, diferente de um simples passeio, nos permite ilustrar os conceitos oriundos dos conteúdos multidisciplinares fornecidos pelos diferentes componentes curriculares do curso, enriquecendo e complementando o aspecto didático, em paralelo com a logística e a rotina da pesquisa de campo. É portanto mais uma ferramenta de uma metodologia cada vez mais ativa, bem conhecida e adotada pelo UNIFESO”, apontou o o professor Renan.
fonte: Gerencia de Comunicação


Translate

Postagens mais visitadas