quinta-feira, 4 de junho de 2015

Café Científico do UNIFESO comemora edição número 200






Café Científico do UNIFESO comemora edição número 200   
publicado em: 03/06/15











Desde 2009 o curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) promove o tradicional Café Científico, atividade de extensão voltada aos acadêmicos e aberta à comunidade. No dia 22 de maio estudantes, professores e dirigentes da Instituição comemoraram o encontro de número 200 com uma edição especial. 
“Temos mantido a frequência de cerca de 40 alunos por encontro, que leva por volta de uma hora, incluindo atividades como palestras sobre ciências em geral e ainda atrações culturais com talentos que temos em nossos cursos”, comemorou o professor Carlos Alfredo Franco Cardoso, coordenador do curso. Para a realização do evento, o professor Carlos Alfredo conta com o apoio do professor Luis Paulo Fedullo, dos cursos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária. “A intenção é trazer conteúdos e discussões abrangentes às diversas áreas, que possam interessar a todos os estudantes da Instituição, e ainda se estendendo à comunidade. São assuntos multidisciplinares cujos temas podem ser sugeridos pelos próprios estudantes, e a partir desta ideia vamos em busca dos palestrantes”, explica o professor Fedullo. 
O estudante Matheus de Sá Freitas Tavares, do terceito ano, está entre os frequentadores assíduos do encontro. “Quando entramos em contato com o profissional temos a visão de quem trabalha em um dos setores desta área que estamos seguindo e percebemos o quanto ela é vasta. Além disso, acho muito importante para nossa formação agregar os eventos culturais”, avaliou o estudante. 
A comemoração contou também com a participação da professora Mariana Beatriz Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), que aproveitou sua conferência para discutir o tema “Programas de Educação pelo Trabalho (PET) - sucessos e desafios ao abraçar esta ideia”, apresentando parte de um trabalho realizado nos últimos dois anos através de convênio com o Ministério da Saúde. “Refletindo sobre como formar profissionais para educar e cuidar do outro e do ambiente, buscamos alternativas e tecnologias inovadoras de ensino constantemente e uma delas foi o PET-Saúde. Este programa comprovou ainda a qualidade do UNIFESO, que ficou entre as seis Instituições do estado do Rio de Janeiro que tiveram seus projetos aprovados, entre projetos do país inteiro”, contou a diretora. 

O Café Científico acontece toda sexta, das 17h às 18h, no Campus Quinta do Paraíso, com palestras que abrangem diversas áreas do conhecimento científico e das três grandes áreas de atuação do biólogo: Meio Ambiente e Biodiversidade; Biotecnologia e Produção; e Saúde, além do toque cultural com música e poesia. Em 2014 as palestras da área ambiental foram realizadas em parceria com a Sala Verde. Neste ano o evento já contou com a participação de estudantes, egressos, professores e autoridades da área tratando de temas relevantes. Além dos professores e estudantes do curso, alunos do ensino médio, pais e convidados frequentam os cafés.
FONTE; Gerencia de comunicação 

Translate

Postagens mais visitadas