quinta-feira, 10 de setembro de 2015

CAFE CIENTIFICO - DIA 11 DE SETEMBRO DE 2015 - Leonthopithecus rosalia: Uma operação de salvamento


Leonthopithecus rosalia: Uma operação de salvamento
Biólogo Tiago Ferreira da Silva
17hh
multimídia da clinica de fisioterapia



             O Biólogo Tiago explicou que o mico-leão-dourado (Leontophitecus  rosalia)  era encontrado na em toda região costeira do estado do Rio de Janeiro, mas hoje está restrito aos municípios de Saquarema, Cabo Frio, Búzios, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Araruama e Rio Bonito e não ultrapassa 1.600 indivíduos na natureza e um dos primatas brasileiros mais ameaçados de extinção.
            Os mico-leão-da-cara-dourada (Leontophitecus  chrysomelas)  é uma espécie exótica invasora que chegou ao estado do Rio de Janeiro de forma acidental e se estabeleceu com sucesso no Parque Estadual da Serra da Tiririca, na Reserva Ecológica Darcy Ribeiro e nos arredores destas florestas, nos municípios de Niterói, Maricá e São Gonçalo. Essa população exótica invasora de micos-leões-da-cara-dourada está se expandindo rapidamente e se aproximando das populações de  micos-leões-dourados.  
            Os pesquisadores do projeto PRI-MATAS, ICMBIO, INEA estão capturando os invasores e os devolvendo para o sul da Bahia e dessa forma evitando o cruzamento das espécies o que ocasionaria a formação de híbridos o que poderiam causar a extinção das duas espécies de micos-leões.

Veja as informações das especies.  
http://www.inea.rj.gov.br/cs/groups/public/documents/document/zwff/mde0/~edisp/inea_014694.pdf




Translate

Postagens mais visitadas