segunda-feira, 26 de outubro de 2015

ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARTICIPAM DE MONITORIA DA EXPOSIÇÃO "A RODA" PROMOVIDA PELO SESC TERESÓPOLIS

"A roda" é uma exposição itinerante que atualmente percorre os SESC's do Rio de Janeiro. Constitui-se de um espaço não formal de ensino-aprendizagem. Traz uma abordagem dinâmica e interativa sobre o quanto a roda está presente no nosso cotidiano. Os alunos do Curso de Ciências Biológicas do UNIFESO, atuaram como mediadores desta exposição no SESC Teresópolis no período de 06 a 30 de Setembro de 2015. Atendendo o público em geral, escolas e espaços educativos e os ajudando a conhecer e entender um pouco da história da roda e sua utilidade no nosso cotidiano.Os alunos envolvidos na monitoria do projeto foram Caroline de Paula, Cristiane Leal, Gilberto Mattos, Jaqueline Cunha, Karina Nunes e Kathelen Quinteiro sob coordenação do prof. Leandro Costa.
       Os temas abordados partiam do contexto histórico do surgimento da roda, polias e roldanas, bancada robótica: montando engrenagens com rodas e montando máquinas com rodas, bicicleta de roda quadrada, bicicleta geradora, gerador elétrico manual, rodas concêntricas móveis, sistema sol-terra-lua, a gota, giroscópio de piso (dinâmica das rotações), giroscópio de mesa (três unidades), disco de cores, roda de Maxwell, zootropio e praxinoscópio e desenhando com roda.
Segundo a estudante de Biologia do UNIFESO Maria Regina Cupertino: “Ao visitar a exposição deparei-me com as inúmeras utilidades da roda que no dia-a-dia pouco percebemos. As polias e roldanas que estão presentes nos elevadores que usamos frequentemente, a gostosa sensação de se pedalar uma bicicleta com a roda quadrada, o giroscópio de piso e a roda de Maxwell que de forma dinâmica traz um conhecimento cientifico inesquecível.” A exposição agora segue viagem para o SESC Quitandinha em Petrópolis.













Translate

Postagens mais visitadas