quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Seminário apresenta projetos de educação ambiental em unidades de conservação


publicado em: 01/10/15











            No dia 26 de setembro o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) sediou o II Seminário de Educação Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos (PETP), que teve como objetivo reunir professores, estudantes, gestores e público em geral para debater aspectos da educação ambiental em unidades de conservação, além de conhecer detalhes do que está sendo desenvolvido atualmente na região. O evento foi uma iniciativa do Projeto de Educação Ambiental em Unidades de Conservação (EdUC), coordenado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e realizado pelo Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental com apoio da Sala Verde UNIFESO.
Presidindo a mesa de abertura, a coordenadora da Sala Verde UNIFESO e diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), professora Ana Maria Gomes de Almeida, deu as boas-vindas ao público e falou sobre a Sala Verde UNIFESO. “É um espaço com apenas um ano, que surgiu através de um edital lançado pelo Ministério do Meio Ambiente para o qual o UNIFESO submeteu um projeto pedagógico que foi aprovado”, contou a diretora do CCHS, destacando a importância dessas ações para uma instituição de ensino superior, já que “praticamente todos os nossos cursos têm um viés para a educação ambiental”.
              Em seguida, o subsecretário de Meio Ambiente de Teresópolis, professor Leandro Coutinho, expôs um pouco do trabalho realizado no município. “Há cerca de quatro anos criamos uma política municipal de educação ambiental que vem trabalhando e concentrando todos os projetos da cidade. Estamos construindo um banco de dados onde pretendemos registrar todos os projetos de educação ambiental que ocorrem na região”, adiantou.
          A gerente de Educação Ambiental do INEA, Geisy Leopoldo, uma das coordenadoras e criadoras do projeto EdUC, contou que o projeto surgiu em meados de 2013 como piloto, e  apontou o seminário como um encaminhamento para o final desse projeto, destacando algumas ações na região como “a conclusão de um curso para conselheiros do PETP e outro para capacitação da equipe, e ainda vamos realizar mais dois cursos para professores da região”.
               Representando a Secretaria Estadual do Ambiente, Ricardo Raposo ressaltou sua admiração pelo trabalho dos educadores ambientais. “Se as políticas públicas não forem irradiadas por quem realmente lidera, os educadores, elas não acontecem”, disse. Para o professor Alfredo Pinheiro, representante do PETP e docente do curso de Ciências Biológicas do UNIFESO, essa iniciativa traz novas esperanças para as questões ambientais da região, “e Teresópolis pode ser um exemplo para o estado e até o país”.

             Após a abertura, o professor Carlos Alfredo Franco Cardoso,  coordenador do curso de Ciências Biológicas do UNIFESO, ministrou palestra dando mais detalhes sobra a Sala Verde. “Localizada no Campus Quinta do Paraíso, propõe ser um catalisador de discussão, vivência e atualização de atividades, projetos, eventos e cursos que possam contribuir para a formação de novos paradigmas de sustentabilidade ambiental”, explicou. A programação contou com ainda outras apresentações de projetos de educação ambiental desenvolvidos na região, seguidas de perguntas e debates.
FONTE: GERENCIA DE COMUNICAÇÃO - UNIFESO




Translate

Postagens mais visitadas