segunda-feira, 4 de abril de 2016

estudante de ciências biológicas participa do Projeto BIOTA RIO do Instituto Vital Brazil e SOS Mata Atlântica.




O estudante Pedro Ivo Christianes de Oliveira e Silva, participou entre os dias 24 e 29 de fevereiro de uma atividade de campo no projeto BIOTA RIO: Diversidade e Conservação da Herpetofauna na Mata Atlântica de Nova Friburgo-RJ. O projeto acontece em uma área de 3 milhões de metros quadrados doado ao  Instituto Vital Brazil (IVB). O antigo proprietário fez essa doação com o intuito de preservar a área. A atividade na área é patrocinado pela SOS Mata Atlântica e o IVB. O seu objetivo é fazer um levantamento das espécies de répteis e anfíbios existentes na área estudada e do tamanho das suas populações. A metodologia do estudo para coleta era feita através de armadilhas, busca ativa e encontro ocasional.
O dia a dia do projeto foi, normalmente, acordar cedo, às seis e ir até o sítio onde foi realizado o estudo. De manhã as armadilhas eram checadas, estando espalhadas em duas trilhas. Após checar todas elas, em regra, era feita uma busca ativa que consiste na procura em todos os microambientes de determinada área em certo tempo.
As informações coletadas foram enviadas para o SOS Mata Atlântica e para o IVB.. Este foi o quarto trabalho de campo do projeto realizado em um ano. O local serve para pesquisa e monitoramento de animais e plantas.


Translate

Postagens mais visitadas