quinta-feira, 24 de agosto de 2017

CAFE CIENTIFICO ESPECIAL - ESTUDANTES FALAM SOBRE A INICIAÇÃO CIENTIFICA DESENVOLVIDAS NA GRADUAÇÃO








             No dia 24 de agostos os estudantes: Vitor Guniel Cunha, Amanda Devide Garcia, Olga Bruna Carmo dos Santos, Vinícius Dias Netto, Olga Bruna Carmo dos Santos e Thais Castelo Branco Magliano com o Coordenador Carlos Alfredo F. Cardoso, participaram de uma mesa redonda, onde apresentaram os trabalhos desenvolvidos na Iniciação cientifica do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e no Laboratório de Fotobiologia do UNIFESO O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica.
            Os temas apresentados envolveram a Identidade do sagui-da-serra-escuro  (Callithrix aurita),  Sede Teresópolis do Parque Nacional da Serra dos Órgãos  pelo estudante Vinícius Dias Netto. O Uso do espaço e comportamento do sagui-da-serra-escuro na Sede Teresópolis do Parque Nacional da Serra dos Órgãos pela estudante Amanda Devide Garcia.  
        O segundo tema apresentado foi sobre Estudo etnoecológico com as comunidades Jardim Serrano e Quebra Frascos: explorando as relações dos moradores com o ambiente da Serra dos Órgãos desenvolvido pelo estudante Vitor Guniel Cunha, que chamou atenção dos presentes para a importância da relação entre o homem e o seres vivos que estão presentes na região.
               A estudante Olga Bruna Carmo dos Santos comentou sobre o seu trabalho que estuda uma perereca endêmica e desconhecida em área de visitação intensa: Ololygon melloi Peixoto, 1988, como subsídio à gestão do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) e ao PAN da Herpetofauna da Mata Atlântica do Sudeste.
               Na mesa redonda foi lembrado também o trabalho desenvolvido pelo estudante Edivaldo de Almeida Amaral Junior que desenvolve o projeto Ciência cidadã no Parque Nacional da Serra dos Órgãos: ampliando a participação social e buscando as aplicações na gestão e manejo de fauna.
               Todos os trabalhos apresentados fazem do PIBIC do PARNASO e que serão apresentados no X seminário de pesquisa do ICMBIO e IX encontro de iniciação científica que acontecerá em Brasília de 12 a 14 de setembro, no auditório do Instituto, em Brasília.
              Todos os estudantes foram unanimes em agradecer Jorge Nascimento, Isabela Deiss de Faria, Marcus Machado Gomes e Cecilia Cronemberger analistas ambientais do PARNASO pela ajuda na formação deles.
               A estudante Thais Castelo Branco Magliano explicou o trabalho que vem desenvolvendo no laboratório de Fotobiologia, coordenada pelo prof. Adenilson Fonseca.  A pesquisa com avaliação de compostos fotoativáveis em extrato vegetal que se aplica no ramo da terapia fotodinâmica. Consiste em utilizar propriedades do extrato vegetal como fotosensibilizadores e o laser como fonte luminosa, as propriedades do laser de baixa intensidade que tem características de bioestimulação celular que tem grande importância na terapia fotodinâmica que é considerada um grande avanço na área da saúde que tem como foco promover novas terapias menos agressivas ao ser humano em diversas patogenias de fonte bacteriana.
                 O prof. Leandro Costa, presente ao evento explicou a importância de se preparar para o futuro e de procurar uma boa iniciação cientifica durante a graduação.     






Translate

Postagens mais visitadas