segunda-feira, 12 de outubro de 2009

PREMIO NOBEL DE FISIOLOGIA OU MEDICINA E DE QUÍMICA PREMIARAM CINCO BIOLÓGOS E UM FÍSICO

                                                                      PRÊMIO NOBEL

Criado em 1901, o prêmio tem o objetivo depremiar cientistas das áreas da física, da química, da fisiologia ou medicina, da literatura, da paz e, desde 1968, também da economia. O prêmio foi concebido pelo cientista e inventor sueco Alfred Nobel, criador da dinamite.
 
                               Como os cromossomos são protegidos por telômeros e da enzima telomerase?

Na centésima edição o  prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina agraciou os biólogos Elizabeth H. Blackburn pesquisadora  da Universidade da Califórnia; Carol W. Greider , da Faculdade de Medicina da Universidade John Hopkins; Jack W. Szostak, do Instituto Médico Howard Hughes, da Faculdade de Medicina de Harvard e do Hospital-Geral de Massachusetts pela descoberta dos mecanismos de proteção dos cromossomos por meio dos telômeros. As pesquisas têm amplas implicações médicas para o tratamento de câncer, e doenças hereditárias e para o envelhecimento.




                                                   Elizabeth                           Jack                     Carol



                                                          PREMIO NOBEL DE QUIMICA

Estudos da estrutura e função do ribossomo


              Thomas A. Steitz            Ada E. Yonath        Venkatraman Ramakrishnan

Os pesquisadores Thomas A. Steitz, Biólogo,Yale University New Haven, CT, E.U.A.; Howard Hughes Medical Institute; Ada E. Yonath, biólpga do Weizmann Institute of Science Rehovot, Israel e Venkatraman Ramakrishnan, físico, do laboratório de Biologia Molecular de Cambridg, Reino Unido. Os pesquisadores explicaram como DNA é lido pela célula e mostrou o ribossomo em funcionamento, detalhando como vários antibióticos bloqueiam a função dos ribossomos nas bactérias e as desativam. Isso ajuda a entender como as bactérias criam resistência aos fármacos.











  


Translate

Postagens mais visitadas