sábado, 21 de agosto de 2010

Café Científico "Analista Ambiental no Combate à Poluição por Óleo". 20/08/2010


VAZAMENTO DE ÓLEO, COMO DIMINUIR OS DANOS CONTRA A NATUREZA?

O vazamento de óleo do petroleiro Exxon Valdéz, em 1989, ainda prejudica a fauna do Alasca. Lontras e patos apresentaram estresse e a comprovação veio das amostras de fígado analisadas, que continham níveis altos de uma enzima relacionada à exposição ao óleo. Os animais podem ter se contaminado entrando em contato com o material diretamente, ou comendo alimentos contaminados ou ainda cavando areia das praias atingidas.

A gigante britânica petroleira British Petroleum (BP) anunciou esta quinta-feira (15) que conseguiu conter o vazamento de petróleo no golfo do México pela primeira vez desde abril, com o fechamento de todas as válvulas do novo dispositivo colocado sobre o duto danificado, informou um alto funcionário da companhia.
mancha escura é a proporção aproximada da área atingida pelo vazamento de petróleo no golfo do México. O vazamento, considerado a catástrofe ecológica mais grave da história dos EUA, começou por causa da explosão e afundamento no mar de uma plataforma administrada pela BP (British Petrol), em abril. O governo dos EUA estima que até 9,5 milhões de litros vazam por dia. Veja no link a área atingida pelo derramento de petróleo.
http://noticias.uol.com.br/album/100616tamanhodamancha_album.jhtm?abrefoto=9

Praias do litoral do Rio de Janeiro foram atingidas por uma mancha de óleo neste domingo (08/08). Nem a Marinha, nem a Petrobras sabem a origem do vazamento (G1).




Noticias com estas aparecem todos os dias na mídia, trazendo muita preocupação para os ambientalistas. Para aprofundar o conhecimento dos estudantes de Ciências Biológicas e convidados nesta área foi convidada a  oceanógrafa Mariana de Brum Lopes para apresentar a palestra "Analista Ambiental no Combate à Poluição por Óleo", onde foi mostrada as técnicas de contenção do derramento de óleo.  Além dos estudantes de Ciencias Biológicas o evento teve a presença de Normalistas do Colégio Estadual Edmundo Bittencourt.
   

Translate

Postagens mais visitadas